Páginas

terça-feira, 5 de março de 2013

Bagger 288 o Monstro da engenharia tecnológica


Imagine algo grande. Agora, algo grande e incrível e com o poder de destruir tudo

A velocidade do progresso dita a velocidade da tecnologia, quando se trata de abrir buracos, cortar rochas, desviar rios na parece ser impossível.
Uma das máquinas que, com toda certeza, dita o caminho das coisas é a Bagger 288.
Criada pela tradicional empresa alemã Krupp, a Bagger 288 não é só o maior veículo terrestre do mundo, como também uma das maiores obras de engenharia móvel já realizada pelo homem.
A Titânica Bagger 288 tem 96 metros de altura (equivalente a um edifício de cerca de 32 andares).
Pesando 45.500 toneladas (superior a mais de 3 mil ônibus lotados e empilhados). Medindo 240 metros de um lado ao outro (mais ou menos dois campos de futebol).
Inicialmente, custou US$ 100 milhões e demorou dez anos para ser construída (somando-se o tempo de planejamento e execução).
A Bagger 288, com sua roldana principal medindo 18 metros de altura, é capaz de extrair 240 mil toneladas de carvão ou outro tipo de material por dia — isto é, mais de cinco vezes o seu próprio peso.  Além disso, pode ser operada por apenas cinco trabalhadores instruídos.
Entretanto, com essa dimensão extraordinária, a velocidade de movimento é bem lenta (cerca de 10 metros por minuto). Na sua última grande viagem, em 2001, o veículo demorou três semanas para cruzar 22,5 km e chegar ao seu novo destino.
O maior veículo escavadeira do mundo, tendo superado o Crawler – Transporter da NASA em 1978 quando ficou pronta.

Veja a poderosa Bagger 288 em movimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja Também