Páginas

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Novas espécies de aranhas que se camuflam são descobertas


Aranhas são brasileiras e vivem na região da caatinga

As aranhas do gênero Sicarius, que tem espécies por toda a América do Sul, foram encontradas por biólogos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Instituto Butantan, de São Paulo.
São três novas espécies de aranha que conseguem se camuflar na areia da caatinga brasileira e estão descritas na edição da última sexta-feira, dia 4, da revista científica “Zootaxa”.
Os trabalhos foram liderados por Ivan de Magalhães, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, que descreveu as aranhas como parte de sua dissertação de mestrado. Segundo Magalhães, o interesse por uma espécie descrita em 1936 ajudou na descoberta das espécies Sicarius cariri, Sicarius diadorim e Sicarius ornatos.
Característica marcante das espécies é que as fêmeas produzem casulos para depositar seus ovos, enquanto que os machos fazem teias onde depositam esperma para a reprodução.  "As teias só são utilizadas para reprodução", diz Magalhães.
Quanto a periculosidade das aranhas descobertas, as aranhas do gênero Sicarius são parentes das aranhas-marrons.
“O veneno das aranhas-marrons é de interesse médico, já que há uma proteína que causa danos à circulação sanguínea e provoca uma espécie de gangrena. Essa mesma proteína também pode ser encontrada no veneno do gênero Sicarius, mas não há casos registrados de picadas dessas aranhas”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja Também