Páginas

sábado, 8 de setembro de 2012

Vai ser HOJE


"A curiosidade matou o gato" - CURIOSIDADE É CONHECIMENTO

Se você está lendo essa postagem, certamente ficou curioso pra saber o que vai acontecer HOJE. A palavra HOJE acende um sinal em nosso cérebro que nos faz prestar atenção e verificar em nossa agenda mental quais são nossos planos pra HOJE, e provavelmente ao ler a frase "Vai ser HOJE" buscamos um espaço nessa agenda para ver se dá pra ir. A frase "Vai ser HOJE" desperta um de nossos mais aguçados sentidos, a CURIOSIDADE. Nossa mente se pergunta: "O que vai ser hoje? eu já sabia? eu vou?" - "A curiosidade matou o gato", um ditado popular usado para alertar uma pessoa de que um mal pode ocorrer se ela for muito curiosa. A expressão era usada por líderes para inibir a busca do conhecimento bíblico e científico e pregar mentiras.
Somos curiosos em relação ao nosso corpo, aos outros e ao mundo. Queremos saber como as coisas funcionam, e para isso meninos quebram brinquedos, meninas desmembram bonecas, adultos descobrem o Novo Mundo.
Esse não é um traço exclusivo dos humanos nem dos chimpanzés, entre os animais. Há felinos e caninos quase tão curiosos quanto nós. Mas nos humanos e chimpanzés a curiosidade evoluiu. Entre nós, um pouco mais: está na base da ciência, da tecnologia, da filosofia, das grandes descobertas. Sem ela, a humanidade não andaria o que andou: todo avanço, toda invenção, toda especulação filosófica tem a curiosidade como seu primeiro motor.
Entre nós, a curiosidade ganhou status de instrumento do saber, uma ferramenta que aprendemos a disciplinar, organizar e focar. É um dom que nasce conosco, como a visão, a audição e os outros sentidos. Mas, enquanto esses não precisam ser “trabalhados”, a curiosidade se educa, desenvolve, orienta e dirige.
Trazendo para o lado profissional, a curiosidade pode fazer uma enorme diferença entre os profissionais que se destacam.
Bill Gates, Steve Jobs, Albert Einstein, Thomas Edison, entre outros gênios, abusaram da curiosidade para alcançar o que nem imaginavam. Eles não olharam o futuro com base apenas na memória. E se você leu até aqui, parabéns, afinal a CURIOSIDADE É CONHECIMENTO. Se gostou da postagem, seja um pouco mais curioso e conheça todos os segmentos do ARACNO Blog, clique e divirta-se.

"A curiosidade é mais importante que o conhecimento." (Albert Einstein)

"A curiosidade, instinto de complexidade infinita, leva por um lado a escutar atrás das portas e por outro a descobrir a América." (Eça de Queirós)

Mas.... depois de tudo isso, por que a imagem da modelo no início da postagem?
- Deixem suas perguntas nos comentários, até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja Também