Páginas

sábado, 7 de abril de 2012

Especial Mazzaropi, entrevista com fã do Mazza

Mais do que um artista Mazzaropi era um criador

Mazzaropi foi um artista brasileiro, podemos dizer, brasileiríssimo. De origem humilde, começou no circo, foi para o rádio, passou pela TV, e chegou ao cinema, onde estreou como ator até se tornar seu próprio produtor, diretor e distribuidor, consagrando-se como um dos maiores sucessos de bilheteria. Mazzaropi conseguiu o que ainda hoje parece quase impossível: criar uma indústria de cinema genuinamente nacional, independente (sem subsídios ou financiamentos) e, além de tudo, bem sucedida.

Certa vez, ao lhe perguntarem qual seria a razão de sua fama, ele respondeu: “O segredo do meu sucesso é falar a língua do meu povo”.
Mazzaropi não fazia filmes sobre o Brasil. Mazzaropi fazia filmes para o Brasil.

Rodrigo ARACNO entrevistou um desses milhares de fãs de Mazzaropi. Nelson Scudeler da cidade de Sorocaba interior de São Paulo, guarda um acervo de todos os filmes de Mazzaropi.

Primeiramente quero agradecer ao Nelson por esta oportunidade de conhecer um pouco mais da história de Mazzaropi pela visão de um Fã.

Nelson, de onde veio o interesse pelo trabalho do artista?
-desde 1963 , quando eu assisti pela primeira vez um filme do Mazzaropi.

Sobre sua coleção, o que você tem hoje do Mazzaropi?
- tenho a coleção completa dos filmes em VHS e DVD, CD, Camisetas e alguns porta retratos do Mazzaropi.

Quem é André luiz Mazzaropi?
- ANDRE LUIZ MAZZAROPI é o quinto filho de criação do Mazzaropi e o único vivo,  desde os 11 anos ele esteve com Mazzaropi, ele é o principal lutador em busca do reconhecimento de Mazzaropi na cultura. Em seu site exibe a Verdadeira História de Mazzaropi, onde desmente muita coisa dita por historiadores, já que sua convivencia com Mazzaropi foi muito grande. Tive a oportunidade de estar ao lado de André Luiz Mazzaropi, espelho de seu pai adotivo, humildade e simplicidade, uma pessoa incrível, tenho muito orgulho de ter essa embrança, pois é o mais próximo que cheguei de meu grande ídolo.

Você já conhece o Hotel Fazenda e o Museu dedicado a Mazzaropi?
- estive no Hotel Fazenda Mazzaropi e no Museu Mazzaropi, lugares que pra mim, foi como entrar nas histórias, me sentir no meio de toda aquela ilusão de seus filmes, demais.

Com o grande valor cultural que Mazzaropi representa, como pode ainda existir omissão do artista nos livros sobre cultura nacional?
- posso dizer que é puro descazo, a cultura brasileira ao lado de André Luiz consegueriam trazer para nossa cultura esse grande artista, mostrar para os jovens e crianças que é possivel ter comédia e cultura juntos.

Pra finalizar nosso bate bapo, na sua opinião, o que falta nos artistas de hoje pra ter um sucesso tão grande quanto do Mazzaropi, que ainda agrada gerações?
- simplicidade acima de tudo, focar em textos elaborados para agradar as pessoas, e deixar um pouco esse costume de dar dois sentidos a tudo que se fala hoje na comédia, deixar de tirar sarro dos outros, que só estimulam o sarro dos outros.

Nelson, que é de Sorocaba, destacou o fato de que Mazzaropi viveu e um pouco de sua história ficou na cidade de Sorocaba. Abaixo um trecho tirado do site de André Luiz Mazzaropi.
Para ler a história toda de Mazzaropi acesse http://www.andreluizmazzaropi.com.br/ e conheça sua vida.

Obrigado Nelson, foi um prazer conversar com você, e pra quem se interessar em entrar em contado com o Nelson Scudeler e falar mais sobre o Mazzaropi ele está no Facebook.

Dia 09 de abril de 2012 será comemorado seu centenário. Para seus fãs, que se arrastam por gerações, será uma data muito importante. Em São Paulo, Show de André Luiz Mazzaropi, Galerio Olindo, que também estará expondo a vida de Mazzaropi, Av. São João, 473. Centro às 20:30. Veja também a programação completa da semana do centenário, que vai de 09 a 13 de abril. Na cidade de Taubaté (SP).
http://www.museumazzaropi.com.br/mat_jorn.asp?notic=12
Quer saber sobre a vida, passo a passo, de Mazzaropi conheça o Museu Mazzaropi - http://www.museumazzaropi.com.br/ e o Hotel Fazenda - http://www.mazzaropi.com.br/.
ARACNO agradece a todos.

Lista completa de todos os filmes de Mazzaropi:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja Também