Páginas

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Asteróide poderá colidir com a Terra em 2040

O site da Revista Galileu divulgou que um Asteróide pode estar em rota de colisão. A NASA identificou um novo asteróide entrando em rota de colisão com a Terra. O AG5 2011, como foi batizado, tem potencial para causar estragos na Terra daqui a 30 anos, em fevereiro de 2040, segundo previsões. Por isso, equipes especializadas já começaram a discutir maneiras de desviá-lo de rota.

De acordo com a NASA, as chances de que esse asteróide atinja a Terra é de uma em 625, mas essa probabilidade poderá diminuir com o passar dos anos. O tamanho certo do corpo espacial ainda não foi identificado, mas estima-se que ele tenha cerca de 150 metros de largura, o que seria suficiente para destruir uma cidade.

A NASA espera fazer o acompanhamento e avaliações mais detalhados do AG5 2011 a partir de 2013, mas já estuda maneiras de desviar o curso do asteroide. Dentre elas, está a ideia de enviar uma sonda para colidir com o objeto no espaço. O uso de armas nucleares também foi discutido, mas rapidamente descartado - uma explosão criaria uma chuva de pedras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja Também